Esta situação de pandemia  que o mundo vive levou-me a estabelecer um paralelismo com a vida eterna Vejamos: 

1- Deus é autor  da vida, não da morte. O Homem, na sua atitude irrealista sobre si mesmo,, quer ser como Deus e é essa ambição e falta de submissão a Deus, seu criador, que traz morte à sua vida. 

"Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela,(Génesis 3:3-6) 

2- O pecado de Um só Homem levou à exposição de todos à morte. 

"Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele(...)" (Romanos 5:17) 

"Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado" (Romanos 3:9-10)  

Na situação da infecção por Covid - 19, também esta entrou por um Homem, e bastou um para que todos ficassem expostos. Não há um critério que deixe alguém fora desta exposição. Pode ter maiores ou menores implicações, mas TODO o ser humano está implicado.  

3- Nenhum Homem consegue obter a vida eterna através das suas obras, por muito que se esforce. O Homem sempre irá pecar (pecar significa errar o alvo, e sempre o erramos em alguma coisa), é mesmo aquelas pessoas que, aos olhos humanos, são boas pessoas, sempre falham, na sua humanidade.  

"Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. "(Romanos 3:10)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:9-10) 

Perante o Covid-19, percebemos que as vias de contágio são múltiplas e desde que um dos da nossa casa saia à rua, a exposição existe (reparemos que todos andámos na rua, e muitos terão de sair para atos necessários, mesmo em tempo de estado de emergência). Por muitos cuidados que se tenha, tentando fazer o melhor,  é impossível para qualquer ser  humano garantir que não falha em alguma coisa e cria oportunidade à entrada do vírus. 

4- O que ao Homem não é possível, é possível a Deus. Perante a incapacidade do Homem, Deus não o deixou abandonado.  

"Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mateus 19:25-26)  

Na situação de pandemia que vivemos, precisamos confiar naquele que nos criou e já provou o seu amor. Fazemos a nossa parte, protegendo- nos como sabemos, mas confiamos naquele que cuida de nós.  

" Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmo 127:1)  

5 - Jesus foi a prova do Amor de Deus pelo Homem. Alguém tinha de pagar o preço do pecado, e Deus enviou o Seu próprio Filho. Assim, possibilitou ao Homem o reatar da relação com Deus, o acesso à vida eterna. 

Tratou-se de uma dádiva, um ato de amor.  

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23)  

Nada mais conduz o Homem a Deus, pois Ele foi suficiente para tal, e prova do amor de Deus para connosco. Não vale a pena tentar outros caminhos. Só este leva a Deus.  

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6) 

A humanidade está agora a convergir para um único caminho com o objetivo de conter este vírus chamado Covid - 19. Somos todos chamados para um caminho único. Neste caminho precisamos lembrar do amor de Deus, expresso na Sua misericórdia.  

6- O papel do Homem não é senão converter - se,  percebendo a sua incapacidade e pequenez, e rendendo-se ao Senhor.  

"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos1:15) 

Converter-se ou arrepender-se implica mudar a direcção dos nossos passos. Implica uma mudança de atitude. É isto que é pedido ao ser humano: não que" compre"a vida eterna com obras, mas que creia no evangelho e o viva através das obras.  

Perante o Covid - 19, o Ser humano é desafiado também a mudar o rumo da sua vida e adoptar novos comportamentos, aprendendo a viver de modo diferente.  

7 - O objetivo da conversão é viver  na presença de Deus. É vencer a morte.  

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (Atos 3:19)  

Quanto ao objetivo de toda a humanidade ao mudar a direção dos seus passos, perante o Covid-19, é exatamente conseguir um refrigério nesta vida terrena. É vencer este vírus e viver.  

8- A conversão leva a viver como Jesus viveu. O que significa isso? Significa viver uma vida de Amor à Deus e ao próximo.  

"Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (I João 2:6)  

"Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." ( Lucas 10:27)  

Amar o próximo como a nós próprios é estar disposto a sacrifícios não só por nós, mas pelos outros. E o amor a Deus tem expressão quando amamos o próximo.  

" Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.(I João 4:20) 

No contexto desta pandemia, isso é o que nos é pedido, de alguma forma, a todos nós: amar o próximo. . Somos chamados à responsabilidade sobre as vidas uns dos outros, desafiados a agir como sendo Um.  Aprendamos a viver dessa forma.  

9- A conversão é a porta que se abre para "nascer  de novo".  

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)  

Para aceder à vida eterna é necessário nascer de novo, o que significa uma mudança nos nossos paradigmas de pensamento. Chamamos a isto   "metanóia", mudança de pensamento. É essa mudança que conduz a mudança de atitude, revelada nas ações quotidianas.  

Perante o Covid-19 somos desafiados a mudar a direção dos nossos passos, equacionando a forma de vida que sempre conhecemos. Somos convidados à "metanóia", abrindo oportunidade a reorganizarmos as nossas vidas sobre outros valores,ganhando nova percepção da nossa humanidade e do que realmente é importante.  

10- Quem reconhece a sua pequenez, se converte e nasce de novo passa a viver uma vida na dependência e confiança em Deus. Não fica imune ao medo, mas não se permite paralisar por este, pois sabe em Quem está a sua confiança depositada.  

"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." (Salmo 91:2)  

Perante o Covid-19, precisamos confiar (não deixando nunca de fazer o que nos é proposto), e nessa confiança, superar o medo para que não se venha a transformar em pânico e nos destrua mais do que o próprio vírus.  

11- A oração é um dos meios de comunhão com Deus. Através dela relacionasmo-nos com Ele e rendemos-lhe louvor, em toda a Sua soberania.  

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (II Crónicas 7:14)  

É hora de orar, clamar e confiar nAquele que ouve a oração dos corações que Lhe estão confiados. 

-----------

Portanto, fazendo o nosso melhor para não nos expormos, nem a nós nem aos outros, coloquemo-nos nas mãos dAquele cujo amor levou a enviar o próprio Filho. 

Que a Sua Misericórdia seja sobre nós. Confiemos.