Devido à minha prática profissional, tenho-me cruzado com alunos do Ensino Básico e uma das matérias que o 5º de escolaridade se encontra neste momento a dar é a história da Fada Oriana, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andersen.

Para quem não conhece a história, muito resumidamente, existem fadas boas e fadas más. As fadas boas tratam dos jardins e florestas, cuidam das crianças, deixam as pessoas longe do perigo; as fadas más fazem o oposto, como é óbvio.

Oriana é uma fada boa e prometeu à Rainha das fadas cuidar da floresta e de todas as pessoas que nela habitavam.

No entanto, num determinado momento, esta fada observa o seu reflexo no rio e fica maravilhada com a sua beleza. Com esta descoberta veio uma grave consequência: Oriana esqueceu-se de cuidar da floresta. Ficou especada a olhar para a sua beleza que nem se apercebeu que o tempo passava e que tinha deveres a cumprir.

A Rainha das fadas viu as inúmeras consequências negativas que a atitude de Oriana teve e, por isso, retirou-lhe as asas e a varinha de condão. Só tornava a ter as suas asas e a varinha quando se esquecesse de si mesma, pensado nos outros.

Quando eu li esta história ao ensiná-la aos meus alunos, fiquei boquiaberta e até tive que parar e pensar uns segundos sobre esta lição.

Quantas vezes nos perdemos e causamos estragos quando pensamos simplesmente em nós: na nossa beleza, na nossa necessidade, no nosso sucesso.

Jesus, no sermão do Monte, diz-nos, “Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Este versículo vem na sequência de uma série de oportunidades que nós, enquanto crentes no Deus vivo, temos em confiar em Deus (o que vestir, o que comer) para apenas nos preocuparmos em buscar o Reino de Deus.

E se nós não percebermos que buscar o Reino é pensar no outro e nos esquecermos de nós mesmos, então não estamos a perceber nada disto!

Mateus 25:40- “E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste”.

Tiago 1:27- “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”.

Lucas 22:26- “Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve”.

 

Salomé Silva

29/01/2022