Tenho uma certeza tão forte no meu coração, que o segredo de um casamento dar certo está na terceira dobra do cordão: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. (Ecl.4:12)

Sozinhos fica mais difícil, não significa que não seja possível, há quem tem essa vocação de viver sozinho, mas segundo as Escrituras, Deus viu que não era bom o homem viver só, apesar que, cada vez mais, até os casais vivem sós.

Quando são dois, há a possibilidade de se tornarem mais fortes, a cumplicidade e a interajuda são argumentos muito sólidos para que não se viva só. Mas quando o cordão se dobra em três, entra-se numa dimensão diferente, pois segundo o escritor de Eclesiastes, com a terceira dobra no cordão, o mesmo, dificilmente se rompe.

Esta é a minha forte certeza, olho para a terceira dobra a ação de Deus na vida do homem. Não é bom que o homem viva só, como, também, não é bom que o homem viva sem Deus.

Ao longo destes 30 anos de Evangelho, verifico, que apesar de todo o esforço humano na tentativa de as relações darem certo, sem a “terceira dobra” o cordão pode-se romper. Infelizmente tenho visto muitos cordões se romperem com muita facilidade.

Várias vezes o nosso cordão, passou por momentos de grande pressão e stress, o cordão que envolve a mim, a minha esposa e filhos. Desde muito novos, eu e a minha esposa nos dedicamos com muita seriedade à igreja; casámo-nos e logo fomos servir pessoas com os dons que Deus nos deu. No nosso entendimento, a igreja é projeto de Deus, a igreja não é fracasso de Deus, assim como o casamento é projeto de Deus e não fracasso. No entanto devido ao aumento de divórcios e ao aumento de igrejas que falham, que são uma deceção, fica a errada ideia, que é melhor não casar e que é melhor ficar em casa do que pertencer a uma igreja. O meu cordão sofreu muito stress e pressão, quase que se rompia, por causa da igreja. Foi na igreja, aliás, em igrejas por onde passamos, que o meu cordão mais sofreu. Se há famílias que teriam toda a razão para nunca mais confiar em igrejas, a minha família, com certeza é uma delas.

O que fez o cordão não quebrar foi a terceira dobra, a confiança em Deus, confiar na ação de Deus. A minha família não é perfeita e nunca será aqui nesta terra, todos nós, só atingiremos a perfeição quando o perfeito se manifestar, quando ele nos vier buscar (I Cor.13:10).

Eu e a minha família, continuamos a acreditar na igreja, assim como acreditamos no casamento, acreditamos que tanto a igreja como o casamento não é um fracasso de Deus, mas sim um fracasso produzido por nós mesmos, somos nós que fracassamos, porque Deus sempre nos diz: “E viu Deus, que tudo era bom, em tudo o que ele cria”.

Se vimos casamentos a fracassar, se vimos igrejas a dececionar e a fracassar, somos todos nós culpados, porque esquecemos de dar a terceira dobra no cordão.

Pela graça de Deus, esta terceira dobra nos tem feito vencer e ultrapassar medos, fracassos, dúvidas, incertezas, enganos, equívocos, línguas mentirosas, as piores previsões e maldições profetizadas por pessoas mal-intencionadas, manipulações, juízos com base em fabricações imaginárias, falsos testemunhos, enfim, tudo o que possamos imaginar por parte do mal.

A terceira dobra do cordão nos mantem ligados a Deus, dificilmente se rompe.

08/05/2021