geral@igrejalighthouse.com

Quem já leu na Bíblia acerca dos milagres que Deus fez, não sabe a qual chamar o maior.

Desde o Velho Testamento, onde assistimos  a milagres como a abertura do Mar Vermelho (Êxodo 14), a transformação de varas em serpentes (Êxodo 7),  a ressurreição do filho da mulher sunamita (II Reis 4), e também do filho da viúva de Sarepta (I Reis 17: 17-24), a alimentação de três pessoas, por muitos dias, apenas com um punhado de farinha e um pouco de azeite (I Reis 17: 8-16)

Até ao Novo Testamento, onde assistimos à transformação de água em vinho (João 2: 1-11), à cura de  dez leprosos (Lucas 17:11-19), bem como da mulher que tinha um fluxo de sangue (Lucas 8:43-48), ou do cego de nascença (João 9:1-11),à ressurreição de Lázaro (João 11),  bem como da filha de Jairo (Lucas 8: 41-42, 49-56), à multiplicação dos pães, uma vez (Mateus 14:15-21) e ainda outra (Mateus 15:32-38), à libertação de endemoniados (Lucas 8: 27-33)

Com tantos e tão variados milagres, se tentássemos classificá-los e escolher o melhor, talvez, na nossa pequena humanidade, elegêssemos como mais poderoso, a ressurreição, uma vez que para nós, a morte é o maior dos inimigos (já diz o ditado que “para tudo há remédio, menos para a morte)”.

No entanto, ressuscitar alguém para esta vida carnal (sem qualquer desprimor ou desrespeito por tão grande feito do nosso Senhor), assim como curar ou libertar (feito grandioso que livra o ser humano de tanto sofrimento), não livra esse alguém de se confrontar, um dia, com a morte. Todo o ser humano tem de passar por ela. E todos estariam condenados, pelo pecado da desobediência de Adão e Eva, a morrer eternamente, sem qualquer possibilidade de reatar o relacionamento com Deus. Vemos esta verdade expressa, por exemplo, em Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

Portanto, devido ao pecado, o preço a pagar, por todo o ser humano, é a morte.
E nesta passagem biblica, é-nos dito que a vida eterna é um dom gratuito de Deus, ou seja, uma dádiva  um prémio, que ao ser chamado gratuito, revela que não tem de ser comprado por nós. Mas notemos que está acrescentado ainda que tal dádiva gratuita é adquirida por Cristo Jesus.  Só Ele pagou o preço da morte que teria de ser pago por nós,substituindo-nos. Ele pagou o salário do pecado no nosso lugar!

Romanos 3:23-24 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Assim, entendamos que não há um único ser humano capaz de se livrar a si próprio do pecado (“TODOS pecaram”), capaz de ser tão perfeito que nunca erre, de modo que pelo seu desempenho excelente e seu mérito, consiga conquistar a vida eterna; não há nenhum ser humano capaz de ser tão bom que nunca tenha sequer um mau pensamento. Todavia, a justificação do ser humano, é gratuita pela redenção que há em Cristo Jesus. Isto porque Deus , na Sua infinita bondade e Amor, engendrou um plano para resgatar toda a humanidade, o qual está escrito em João 3:16 "Porque Deus tanto amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Este é o Maior dos Milagres: O Homem ser redimido da sua condição de pecador, não importando o estado em que se encontre,e ter como absoluta dádiva, ao CRER em Jesus, fazendo dEle Senhor da sua vida, o acesso à vida eterna.

Reparemos: Jesus Cristo veio para todos. Deus não fez nem faz distinção de pessoas. Apesar de ouvirmos, não raras vezes, a afirmação de que todos os seres humanos são filhos de Deus, desafio-vos a procurar na Bíblia tal afirmação. Pois é, não a encontram. O que encontrarão na Bíblia, em João 1:12-13, é: “ Mas, a todos quantos o receberam (refere-se a Jesus) , deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”

Por isso, Jesus disse, um dia, a Nicodemos que para herdar a vida eterna, tinha de nascer de novo (ler João 3: 1-18). Quem herda a vida eterna, herda porque recebe gratuitamente de Deus essa herança, ao se tornar seu Filho. E torna-se Seu Filho, ao Crer em Jesus Cristo  (na Sua vida, morte e ressurreição), a ponto de fazer dEle Senhor da sua vida, isto é submeter-se-lhe, dedicar-se-lhe.

E até ao ponto de crer ou não, em Cristo, aceitando-o nas nossas vidas, estamos todos em pé de igualdade perante Deus: os que cometeram muitos ou poucos pecados, os que cometeram pecados que aos olhos humanos são grandes ,e os que cometeram os que aos olhos humanos são pequenos. A Deus não importa nada disso, mas apenas que creiamos. Ao Crer, é-nos dada a capacidade de ser nova criatura, passando por este novo nascimento, e de simples criatura a filho, ganhando uma vida plena, vivida eternamente!

Por isso amo tanto a passagem de II Cor 5:17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Este é o maior de todos os milagres: ter a oportunidade de começar do zero, uma nova vida, nascido de Deus, com uma nova identidade em Cristo, na qual tudo se torna novo! Esta nova vida, dádiva eterna, é o Milagre Maior.

Por ele entrego a Deus toda a minha gratidão, toda a minha adoração.